Mais perto de você .

A batalha começa agora, diz Maciel

01-08-2010 12:21

Manoel Medeiros Neto Do Jornal do Commercio

Candidato à reeleição, o senador Marco Maciel (DEM) abandonou o estilo discreto e convocou os correligionários
Candidato à reeleição, o senador Marco Maciel (DEM) abandonou o estilo discreto e convocou os correligionários
Alexandre Severo/JC Imagem

Candidato à reeleição, o senador Marco Maciel (DEM) abandonou o estilo discreto e convocou os correligionários, ontem, a ir às ruas conquistar o maior número de votos possível. “Nesta fase da campanha, não podemos perder um minuto. A batalha começa agora”, afirmou Maciel para uma plateia de cerca de 60 candidatos proporcionais do DEM, que participaram de um seminário promovido pela direção regional da legenda. Em busca do quarto mandato, o senador ressaltou que, para ele, a disputa nas ruas teve início ontem. “Quero ter a maior presença possível nas ruas, fazendo visitas, ocupando os espaços, acompanhando Jarbas (Vasconcelos, do PMDB, candidato a governador)”, explicou.

Às críticas dos adversários, que propagam o “mote” de que o democrata pouco fez pelo Estado, Maciel pretende responder com “a verdade”. “É só dizer a verdade. A resposta que tem é mostrar o conjunto de obras que realizamos. É interessante que em Sertânia (Sertão do Moxotó), no fim de semana passada, falei sobre as nossas realizações na região e quando terminei o discurso algumas pessoas lembraram de outras. Também foi assim em Ouricuri (Araripe)”, respondeu, sorrindo. Após ouvir a resposta do aliado, o deputado federal André de Paula (DEM) emendou: “Tudo o que nós queremos é que eles (os adversários) continuem nessa linha”.

Prioridade nacional do Democratas, a necessidade de reeleger Maciel foi destacada por todos que discursaram no evento do DEM. Também ficou nítido o esforço dos correligionários em chancelar a candidatura de Raul Jungmann (PPS) ao Senado. Na avaliação dos oposicionistas, a candidatura de Jungmann – com discurso mais vanguardista e à esquerda – ajudará Maciel, que tem maior predominância política sobre bases mais tradicionais, que o acompanham há décadas. “O reforço em Jungmann é um reforço em Maciel”, ressaltou Mendonça.

Desde que foi anunciado como candidato à Casa Alta, na convenção da coligação Pernambuco Pode Mais (PMDB/DEM/PMN/PPS/PSDB), Raul Jungmann tem se esforçado em enaltecer as qualidades de Maciel. Ontem, não foi diferente. “Maciel é o senador ficha limpa. Dizer que ele é referência ética e moral é dizer pouco. É um homem exemplar e é decisivo reelegê-lo”, afirmou o pós-socialista. Nas pesquisas publicadas até o momento, Marco Maciel lidera a disputa ao lado de Humberto Costa (PT).

Além do reforço em Maciel, Mendonça Filho avaliou no evento que o partido tem condições de eleger cinco deputados estaduais e quatro federais. “Quando se mobiliza, trabalha, o resultado aparece”, registrou, lembrando que em 2008, quando muitos apostavam que a legenda teria dificuldades para eleger dois vereadores no Recife, o resultado surpreendeu: o DEM fez três representantes na capital. Para o 4º, faltaram cinco mil votos.

https://cms.tribunadosertao.webnode.pt/